Área do Aluno

Triathlon

Para os experientes, bem como para os que pretendem iniciar no triathlon.

Mesmo sendo um esporte que envolve 3 modalidades, você não precisa dispor de mais tempo na sua agenda para realizar os treinamentos.

De maneira objetiva, o que realmente faz diferença é sua disposição e comprometimento. Como treinador elaboro os estímulos corretos de maneira que você evolua e continue bem disposto no seu dia a dia. Diferente do senso comum, não é só acrescentar quilômetros.

Vários textos sobre a preparação, treinos, perfil de pessoas que fizeram parte do grupo a cada ano, estão em meu blog.

 

Espírito Ironman 

Ser um Ironman é um estado de espírito, é saber que você pode superar adversidades a medida que elas aparecem ao longo da prova e usar como exemplo para as adversidades na vida pessoal, profissional etc...

 

Como treinar para o 1º Ironman?

O Ironman é um triathlon, cada atleta deve nadar 3,8km, pedalar 180km e correr 42,2km. Os primeiros colocados terminam em pouco mais de 8 horas e todos tem até 17 horas para completar. É como se o tempo limite para completar uma maratona fosse um pouco mais de 4 horas, e a maioria terminasse bem antes desse tempo limite, ou seja, tem muita gente bem preparada num Ironman, mas quem assiste a prova tem a nítida impressão de que muitos atletas sofrem demais, a minha impressão, vendo tanta gente em boa forma e com bons equipamentos sofrendo em demasia, é que a preparação foi equivocada e exagerada, pois comparado a meus atletas que treinam menos, fazem da prova uma celebração à saúde, à família e terminam bem, só posso pensar que existiu algo errado com a preparação daqueles muitos outros, que em tempos passados já foram bem mais.

Largada Ironman Brasil 2011

O que escrevo abaixo não é uma "receita de bolo" imaginando que com isso você consiga treinar sozinho para um Ironman, inclusive porque não acredito que a receita exista. É muito fácil você machucar alguém com um treino elaborado para outra pessoa, cada um tem seu tempo de recuperação, adaptação, objetivo, histórico, condição física... e isso deve ser avaliado e respeitado pelo professor, e na verdade é por isso que nosso trabalho como professor/treinador vale a pena, por mais que as "receitas" apareçam, o trabalho desenvolvido em conjunto por professor e aluno é sempre mas valioso que qualquer fórmula.

Outro dia ouvi de um professor de musculação amigo meu que - os treinos para um Ironman não tem lógica! - Respondi que tem lógica sim! Certamente que se analisarmos como todos os participantes do Ironman Brasil treinaram, encontraremos inúmeras metodologias de trabalho que podem variar de acordo com o condicionamento, rotina, compromissos, limitações e experiência do atleta em cada modalidade, seu tempo de recuperação aos treinos, sua alimentação etc. Aliando tudo isso à vivência e experiência do professor que o orienta, poderíamos formular inúmeras combinações e rotinas de treinamento. Mas gostaria de deixar os pontos chave, que humildemente considero importantes para um atleta amador completar bem um Ironman.

Qual a lógica?

Fazer o atleta ficar resistente para aguentar a distância da prova e paralelamente trabalhar a velocidade para que complete o percurso o mais rápido possível.

Como?

Se o treino é muito desafiador o descanso é maior! Tendo como base que o descanso também faz parte do treino, pois sem ele o atleta fica cada vez mais cansado para treinar, enquanto o objetivo é que ele se sinta cada vez mais disposto. É suficiente, para nós amadores, distribuir cada modalidade do triathlon para ser executada duas vezes na semana, sendo que uma vez é treino longo e a outra é treino de força/velocidade ou ritmo. Acredito que a falta de descanso seja o maior erro dos atletas amadores, eles realizam os treinos fortes e longos na semana, mas ao invés de descansar, acabam encaixando outros treinos que não farão diferença alguma no desempenho, a não ser deixá-los mais exaustos para os treinos que importam. A realidade dos profissionais é outra, eles estão lá porquê vivem disso, tem resistência e velocidade acima da média, e além disso passam por cima da saúde e bem estar, nós não.

Tipos de treino:

Dentre os 3 tipos de treino que considero importantes para levar um atleta amador pela 1º vez até a linha de largada de um Ironman e ele seguir feliz até a chegada, o que mais considero é o treino longo, por mais que você perca treinos na semana, ou não tenha tempo para os outros, fazendo os longos você termina a prova, pois não adianta ser rápido se não tiver resistência para aguentar um dia todo de atividade física. O segundo mais importante é o intervalado (tiros) para que seu corpo seja exigido ao extremo, por períodos curtos, e assim aumente sua velocidade média, e o terceiro mais importante é o de ritmo, nesse você fica perto da velocidade exigente de provas intermediárias, porém realizando distâncias médias, mas como a maioria dos amadores faz a prova mais lento do que esse treino, acabo por não dar tanta importância a ele. É importante dizer que a combinação bem distribuída desses três tipos de treino, aliado ao descanso, e comparados a parâmetros de treinos anteriores, faz o atleta melhorar seu desempenho.

Ter parâmetros:

Na natação em piscina, pelo cronômetro, na bike pelos batimentos e percepção de esforço, e na corrida por ambos.

  • Se seus treinos longos estão cada vez mais longos e você se sente bem, está certo;
  • Se seus treinos intervalados (tiros) são mais velozes, que sua velocidade de prova média, feitos com disposição e consistência, perdendo o ritmo só no último, está certo;
  • Se seus treinos de ritmo, em cada modalidade, vão de 1/5, 1/4 a 1/3 da distância da prova e seu ritmo é igual ou parecido ao que você pretende fazer na prova, está certo;
  • Se você não percebe esses parâmetros, tire alguns dias para descansar e converse com seu treinador, ele saberá o que fazer.

Em quantos meses?

Considero como treino longo, um pouco mais do que ele está acostumado a fazer. Ainda no início da preparação, por volta de 6 meses a 1 ano antes da prova, dependendo do histórico do atleta, aumentamos o tempo de treino ao longo das semanas, assim o corpo se adapta aos poucos até chegarmos próximo do tempo que ele pretende fazer aquela modalidade no Ironman. Ex.: O treino longo de ciclismo do meu grupo há 5 meses da prova era de 70km, quase metade da distância, pretendo chegar 1 mês antes da prova realizando 180km. Na corrida o pensamento é parecido, mas não chegaremos a correr 42km, pois o tempo de recuperação da corrida é mais demorado que o da bike. Ressalvo que, o Ironman é o desafio, e não podemos treinar um Ironman ou algo parecido antes da prova, nesse caso há um grande risco do corpo não se recuperar totalmente para fazer o que interessa no dia certo.

Dá para prever o tempo de prova?

Uma coisa é certa, não dá para fazer num Ironman o mesmo tempo que você faz numa prova isolada, por exemplo, meu melhor tempo em maratona é 3h16min, meu tempo confortável de maratona é 3h30min e meu melhor tempo na maratona do Ironman é 3h49min. (por enquanto, rs) enfim, o ponto é que não chegarei a fazer minha melhor maratona dentro de um Ironman, é importante ser realista e ter um foco tangível para não ficar frustrado ao terminar um Ironman, que é algo grandioso. A previsão é algo que treinador e atleta definirão juntos ao longo da preparação.

Por quê?

Todo treino deve ser questionado, o atleta deve saber o motivo de realizar cada treino, assim o fará com mais vontade, e é papel do treinador explicar cada um deles, ou como cada um se encaixa na semana. O atleta deve acreditar que aquele esforço ou aquele dia de descanso fará diferença na preparação e consequentemente na prova. Aqui no Blog do Amato você poderá acompanhar a rotina de atletas amadores que saem com suas famílias no fim de semana, trabalham, não vivem do esporte, mas que dentro de suas agendas conseguem encaixar o treinamento necessário para serem Ironman.

Como disse antes, não espero que você consiga treinar sozinho para um Ironman só com essas informações, esses pontos chave são ferramentas importantes para treinador e atleta conseguirem questionar e comparar o que vem fazendo, e serve tanto para os que vão encarar o 1º Ironman ou sua primeira corrida de 5km.

Qualquer dúvida ou opinião, deixe sua mensagem, questione!!!

Um abraço e bons treinos.

Enzo Amato

Outros textos sobre preparação, triathlon e corrida, acesse o Blog do Amato.

Entre em contato, pergunte e tire suas dúvidas. Clique aqui